O Windows é o mais usado sistema operacional atualmente, porém ele não começou com a aparência e funcionalidades que possui hoje, conheça agora as versões do Windows e as transformações que ele sofreu.
Windows 1.0:
Ano de lançamento: 1985
Para começar a falar do Windows 1.0, primeiramente tem que se mencionar que ele não foi um sistema operacional propriamente dito, e sim uma interface que ligava o usuário ao DOS.
Para usá-lo era necessário o MS-DOS, 256 kB RAM e um HD, e foi lançado em 4 disquetes (360 kB cada). Possuia o jogo reversi, calendário, bloco de notas, calendário, relógio, prompt de comando, o Paint e Painel de Controle.
Imagens:
Windows 2.0:
Ano de lançamento: 1987
A versão 2.0 do Windows não se diferenciava muito de sua antecessora, o principal avanço que aconteceu foi o fato de nesta versão ser possível a sobreposição de janelas (maximizar, minimizar) e com isso a possibilidade de rodar mais de um programa ao mesmo tempo. Foi lançado em 8 disquetes de alta densidade de 5,25" (360 kB cada) e depois passou a ser comercializado em 7 disquetes 3,5'' (720 kB).
Imagens:
Windows 3.0:
Ano de lançamento: 1990 - 1994
O Windows 3.0 teve o codinome Janus originalmente e foi o primeiro grande sucesso da empresa Microsoft e o primeiro a ultrapassar o limite de 1MB de memória do MS-DOS, conseguindo gerenciar até 16MB de memória. Foi lançado em 8 disquetes 3,5'' (1,44 MB cada).
Imagens:
Windows 95:
Ano de lançamento: 1995
O Windows 95 (originalmente com o codinome Chicago) foi o primeiro sistema operacional lançado pela Microsoft, e começou a ser lançado junto com o MS-DOS 7.0, e foi ele que fez com que a Microsoft ser a maior distribuidora de sistemas operacionais.
Esta versão também trouxe outros grandes avanços, como o uso do USB e o Menu Iniciar, apesar de algumas vezes ela sofrer travamentos graças a um erro.
Imagens:
Windows 98:
Ano de lançamento: 1998
Um dos maiores avanços desta versão foi a integração da internet com o sistema através do Internet Explorer 4. Apesar de melhorar em vários aspectos em relação ao seu antecessor, por ser maior era menos instável e mais lento.
*Windows 98 SE:
Uma atualização do Windows 98, esta versão foi lançada em 1999, ela foi gratuita pra quem já possuía o Windows 98 e contava com melhorias no sistema USB e contia o Internet Explorer 5.
Imagens:
Windows 2000:
Ano de lançamento: 2000
Também conhecido como Win2k ele faz parte de uma linha de sistemas operacionais denominada Microsoft Windows NT e disponível em 4 versões: Professional, Server, Advanced Server e Datacenter Server. Permitia o uso de HS's de até 2GB, e tinha acesso a recém laçada mídia, o DVD, e como na passagem de versões anteriores, era mais lento pelo aumento de funções.
Imagens:
Windows ME:
Ano de lançamento: 2000
Basicamente dizendo, seria a versão da família 9x do Windows 2000, que é da família NT.
Imagens:
Windows XP:
Ano de Lançamento: 2001
Ele foi produzido pela Microsoft para todo tipo de computador: computadores pessoais, escritórios, notebooks e media centers.
O nome XP vem de "eXPerience" (experiencia em inglês), parou de ser vendido em 30 de Junho de 2008, apesar de lincensas ainda serem possíveis de serem compradas.
Possui várias versões:
Home e Professional: Foram as primeiras lançadas, recomendadas para empresas e usuários mais experientes.
Starter Edition: É uma versão de baixo custo do Windows X, ele é muito similar ao Home, porém só pode rodar 3 programas em 3 janelas por vez e alguns recursos foram retirados.
Media Center Edition: É direcionada a media centers, vinha instalada diretamente nos computadores, e não podia ser adquirida separadamente.
Tablet PC Edition: Essa edição foi especialmente projetada para notebooks e laptops, é compatível com uma caneta de tela sensível, apoiando notas manuscritas.
Imagens:
Windows Vista:
Ano de Lançamento: 2007
Antes de ser lançado, era conhecido pelo codinome Longhorn, cota com uma nova interface gráfica, chamada de Windows Aero. Porém seu principal objetivo foi aumentar a segurança no sistema Windows, pois várias críticas foram feitas ao Windows XP e anteriores sobre a segurança.Ele vem com o Internet Explorer 7, Windows Media Player 11 e muitos outros aplicativos.
Como o Windows XP, o Windows Vista teve várias versões: Vista Starten Edition (somente em 32-bit), Vista Home Basic, Vista Home Premiun, Vista Busines, Vista Enterprise, e a versão mais completa, Vista Ultimate. Todas as versões do Windows Vista vem no mesmo DVD de instalação, a versão que será instalada depende do "código de produto" que é usado.
Imagens:
Windows 7:
Ano de Lançamento: embora ainda não tenha sido lançado no mercado, a versão Release Candidate (RC) do Windows 7 foi liberada oficialmente nesta quinta-feira para assinantes da comunidade técnica Technet e deverá chegar as lojas em 2010.
Foi divulgado que esta versão será parecida com o Windows Vista, porém, com algumas melhorias. Ele virá com o Internet Explorer 8, novo menu iniciar, comando de voz (em inglês), melhor desempenho e novos ícones, cursores e temas. Também terá o Windows XP "embutido", na forma de um modo virtual, similar ao ambiente Classic, do Mac OS X, disponível como download separado.
Imagens:
Windows 8:
Há algumas semanas a Microsoft abriu novas vagas para "desenvolvimentos", boatos pela Internet surgiram dizendo que essas contratações seriam para o desenvolvimento do "Windows 8".
Início » Sistemas Operacionais » Windows - do ontem ao amanhã ...
Windows - do ontem ao amanhã ...
Postado por
Talysson
|
30 de abril de 2009
|
Categorias:
Curiosidades,
Microsoft,
Sistemas Operacionais

Clique aqui para assinar nosso RSS. É totalmente gratuito !












Artigos relacionados:
Categorias
Seguidores
Tags
|Blog on the Net|
Apple
Blogagem e SEO
Blogger
Browsers
Curiosidades
Design
Dicas de Download
Dicas de Site
Entrevistas
Facebook
Hardware e Gadgets
Jogos
Linux
Mascotes Tecnológicos
Messengers
Microsoft
Notícias
Orkut
Outros
Programação
Redes Sociais
Segurança
Sistemas Operacionais
Tutoriais
Twitter
Utilidades
Webhit
Leia as regras antes de comentar
Todos os comentários são moderados, e devem seguir as seguintes regras:
- O comentário tem que ter relação com o assunto do post.
- Para deixar a URL do seu blog no comentário, comente usando seu OpenID.
- Comentários contendo: ofensa, insultos, ameaças, ou preconceitos de qualquer tipo não serão aceitos.
- Não peça parcerias pelo formulário de comentário.
- Para contactar sobre algum assunto que não seja o do post, use o formulário de contato.
- Não use links desnecessários nos comentários.
Atenciosamente. Equipe Blog on the Net.