Entrevista com Alan Niemies, o dono do Análise Blogueira

A equipe do Blog on the Net entrevistou Alan Niemies, o dono do blog Análise Blogueira. Que contém dicas para blogueiros, como dicas de SEO e divulgação, confira agora a entrevista.


De onde surgiu a idéia de criar o Análise Blogueira ?

Eu já tinha a vontade de criar um blog desde os 13 anos, quando comecei a ler sobre o assunto. Na verdade, meu primeiro contato com a blogosfera foi em uma busca sobre “como ganhar dinheiro na internet”, coisa que muitos jovens procuram por aí. Então, não sei como, acabei conhecendo o trabalho do Edney e me identifiquei com ele. E depois disso, comecei a ler mais e mais sobre o assunto, e há pouco mais de 3 meses finalmente lancei o Análise, quando senti que tinha adquirido experiência suficiente

Ele foi seu primeiro blog ?

Sim, o primeiro (de muitos, espero).

Blogar já faz parte de seu dia-a-dia ?

Faz sim. Eu diria que até demais. Passo a tarde inteira escrevendo ou procurando conteúdo de qualidade, e na maioria das vezes continuo fazendo isso à noite. Tornei-me um verdadeiro viciado em blogagem!

Você acha importante a interação entre blogueiros ?

Com certeza! Acho que essa é uma das principais diferenças de um blog para um site estático: o contato, a conversa, a interação são muito maiores. E sem este contato com outros blogueiros, não poderíamos sanar dúvidas que surgem todos os dias em nossas mentes, por exemplo. Eu mesmo resolvo muitas dúvidas (sobre WordPress e SEO, principalmente) com outros blogueiros.

O mundo dos blogs mudou depois do Twitter ?

Depende do ponto de vista. Alguns teimam em dizer que o Twitter veio para acabar com a blogagem, mas creio que isto está longe de acontecer (até porque ainda não vi nenhuma pessoa parar de blogar para apenas twittar). Mas que mudou a blogosfera, mudou: vários blogueiros conhecidos (ou não) passam horas twittando (como o @cardoso, por exemplo). O que ocorreu foi um acrescento ao nosso dia-a-dia, uma forma de fazer contatos com mais eficiência ou ficar à par de assuntos interessantes muito mais rapidamente.

E as outras redes sociais, são importantes ou só mais um meio de espalhar spam ?

Os dois! Depende do que cada um almeja ao utilizá-las. Elas são o meio mais eficaz de um novo blog começar a aparecer na blogosfera. Depois disso (após seis meses, aproximadamente), passamos à usá-las em segundo plano, pois o tráfego principal começa a vir dos buscadores, mas ainda assim as usamos. Elas estão sempre marcadas em nossa rotina diária.
Por outro lado, o número de spam dentro de Redes Sociais como o diHITT é enorme, mas só podemos acabar com isso à medida que não damos importância à este conteúdo ruim e deixamos de votar nele ou visitá-lo.

Hoje em dia, dá para ter um blog como profissão ?

Com certeza! Mas o trabalho que precisamos fazer diariamente para vivermos de blogs é enorme, e a maioria das pessoas que buscam por isso não sabe disso. Se analisarmos blogueiros como o Paulo Faustino ou o Custodio, percebemos que eles não têm apenas um blog, mas sim inúmeros projetos, lançados ou prontos para serem lançados. Além disso, fazem trabalhos de consultoria de SEO ou Design para WordPress, e passam mais de 8 horas trabalhando diariamente.

A participação do leitor no blog é importante ?

Sim, pois é para eles que escrevemos, e deles precisamos retirar críticas e opiniões para incrementar nosso blog ou modo de escrever. Há pouco tempo atrás criei um post perguntando a opinião dos leitores do Análise, e recebi muitas boas críticas e dicas.

O que é mais importante, o número de visitas ou de comentários ?

Depende dos objetivos que você mesmo almeja, como blogueiro. Mas geralmente os dois são importantes. Alguns blogueiros recebem um alto número de visitas, mas poucos comentários. E por isso ficam insatisfeitos. Outros recebem poucas visitas, muitos comentários e mesmo assim não se sentem felizes com o trabalho. Este é o ponto de vista do “gosto” de cada blogueiro.
Por outro lado, temos a parte da monetização, do “ganhar dinheiro com um blog”, que depende (na maioria das vezes) de um bom índice de visitas, mas não de comentários.

O que você acha sobre as atuais ferramentas de gerenciamento de blogs?

Elas estão crescendo assustadoramente bem. O WordPress, plataforma muito conhecida entre os blogueiros, é atualizada frequentemente e tem uma comunidade muito influente, que disponibiliza novos plugins e temas (templates) gratuitos praticamente todos os dias.
O Blogger,que também é muito conhecido (mesmo tendo uma qualidade de blogagem um pouco menor) ainda precisa de muitos incrementos, mas creio que aos poucos eles virão, como acontece com o WordPress.
Sobre outros CMS’s (como o Joomla ou o Drupal) eu não posso opinar, pois ainda não testei a eficiência destes, mas parecem que também são igualmente bons, pelo que ouço falar de alguns usuários conhecidos.

Agora vamos ao "bate-bola", eu falarei algumas coisas e você dirá a primeira coisa que veio a sua cabeça:

Twitter – busca de conteúdo de qualidade.
Google – o chefão.
Open-source – aquilo que tenta acabar com a pirataria.
Problogger – um cara que trabalha muito.
Browser – um serviço importante no mundo da blogagem, já que é neste tipo de programa que fazemos a maior parte de nosso trabalho diário.

Deixe uma mensagem para quem está lendo:

Paciência! Acho que esta palavra precisa resumir a vida de um blogueiro: os ganhos (de dinheiro ou de visitas, por exemplo) vêm muito devagar neste meio, e quem não tem paciência perece muito rápido. Então, o trabalho em blog se resume apenas nesta palavra. Se não tivermos a devida paciência desde o início (onde os objetivos iniciais são facilmente alcançados), no maior sinal de dificuldade corremos o risco de abandonar tudo rapidamente!

Postado por Talysson | 27 de julho de 2009 | Categorias: ,
Assine nosso RSS RSS/Feed: Receba automaticamente todas os posts do Blog on the Net!
Clique aqui para assinar nosso RSS. É totalmente gratuito !

Twitter Orkut Digg del.icio.us Stumbleupon Reddit Blinklist Blogmarks Spurl Yahoo Ouça esta postagem Bookmark and Share


Artigos relacionados:


1 comentário

Laurentino Mello

Gostaria de parabenizar toda equipe do Blog, por entrevistar o Alan, que sem dúvida alguma, vem desempenhando um brilhante papel na blogosfera.

Parabéns também ao entrevistado!

Abraços!

Postar um comentário

Leia as regras antes de comentar
Todos os comentários são moderados, e devem seguir as seguintes regras:

- O comentário tem que ter relação com o assunto do post.
- Para deixar a URL do seu blog no comentário, comente usando seu OpenID.
- Comentários contendo: ofensa, insultos, ameaças, ou preconceitos de qualquer tipo não serão aceitos.
- Não peça parcerias pelo formulário de comentário.
- Para contactar sobre algum assunto que não seja o do post, use o formulário de contato.
- Não use links desnecessários nos comentários.

Atenciosamente. Equipe Blog on the Net.

Free the web