Seja no mundo corporativo ou pessoal, é comum o internauta abrir seu email e ver sua caixa lotada de mensagens indesejadas. Muitos destes informativos chegam sem que o destinatário tenha solicitado ou permitido, porém, existem casos em que ele é o responsável por receber esta avalanche de ofertas de produtos e serviços de marcas que sequer conhece ou teve relacionamento um dia. Para amenizar o recebimento destas pragas virtuais, é possível usar critérios que inibem a ação dos spammers. Basta seguir algumas dicas, simples de executar, mas que no dia a dia podem fazer a diferença.
1 - Seja criterioso ao preencher formulários e não cadastre seu email em sites de procedência duvidosa. E, se estiver em um site que não passa plena confiança, crie um email temporário apenas para este cadastro. Se você possui um domínio próprio, uma boa ideia é cadastrar um segundo email apenas para ser utilizado nessas situações. Você pode direcioná-lo para o principal e receber todas as mensagens na mesma conta de email e, quando perceber que está recebendo muitos spams, poderá deletar o email secundário e criar um novo.
2 - Não abra, interaja ou responda quando não conhecer a procedência da mensagem recebida, o ideal é reportar a mensagem indesejada como spam, mesmo quando a oferta for de seu interesse. A maioria dos provedores disponibiliza um link para reportar spam. Ao interagir com uma mensagem não autorizada, você fomenta a prática do spam.
3 - Configure os recursos de antispam oferecidos pelo seu provedor de acesso. Os filtros ajudam a melhorar o fluxo de seus relacionamentos digitais. Lembre-se que muitas empresas idôneas podem fazer um template inadequado e uma mensagem autorizada pode ser classificada como spam. Faça manutenção periódica, verificando se o que está sendo classificado como spam procede e configure regras de acordo com seu interesse.
4 - Inclua em seu catálogo de endereços os emails com quem você mantém relacionamento. Assim seu provedor não os classificará como spam e você poderá restringir ainda mais as regras antispam.
5 – Em caso de dúvida sobre a validade do email, pesquise o remetente e a ferramenta utilizada para o envio. Você poderá avaliar passando o cursor no link que sugere a exclusão da base para verificar a URL da ferramenta de envio, ou com o botão direito do mouse clique sobre o link e depois em propriedades. Verifique junto ao remetente se a ferramenta de envio é a utilizada por ele. Você também pode verificar a quem pertence o domínio no site do CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil), acessando o endereço www.registro.br.
Estes procedimentos não te darão 100% de garantia da idoneidade da mensagem, mas aumentarão, significativamente, as chances de acerto no julgamento.
Por Walter Sabini Junior
*Walter Sabini Junior é CEO da Virid Interatividade Digital, empresa especializada em soluções e serviços de email marketing.
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Como manter-se longe de spams
Postado por
Feeellipe...!™
|
9 de agosto de 2009
|
Categorias:
Curiosidades,
Segurança,
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Utilidades

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