BSD Daemon - o "demôniozinho" Unix

Vamos agora a mais um post da séria Mascotes Tecnológicos, agora falaremos do BSD Daemon.

O BSD Daemon, também chamado pelo apelido Beastie é o mascote e logotipo genérico da maioria dos sistemas BSD. Mas a maioria das pessoas que não usam este tipo de sistema não sabem a origem nem do mascote nem do nome dele, por isso conheça agora a história do famoso BSD Daemon.

A Mascote foi desenhada pela primeira vez por Phil Foglio, em 1976. Foglio morava em um apartamento cm um colega, mas seu colega sumiu e deixou um cofre trancado sem a combinação, então o desenhista de revistas Phil Foglio contratou um chaveiro para destrancar o tal cofre, este chaveiro era Mike O’Brien, desenvolvedor que na época trabalhava como chaveiro. Como forma de pagamento, Phil desenharia para Mike uma camiseta, e para saber o que desenhar, o chaveiro deu a Foglio alguns polaróides de um sistema PDP-11 rodando UNIX, com algumas noções sobre símbolos relacionados a canos, os chamados daemons (do grego, demônios). O desenho feito por Phil contia quatro pequenos demônios carregando tridentes subindo e descendo canos frente a um sistema PDP-11.

O desenho foi usado oficialmente no primeiro grande encontro de UNIX em Urbana, Estados Unidos. Foi então que a USENIX, em 1986, comprou os direitos de produção do desenho de Foglio. Mas na época, o desenho original feito por Phil foi perdido, e todas as cópias existentes são das camisetas compradas pela Bell Labs.

Com o passar do tempo outras versões do Daemon foram surgindo, como a desenhada por John Lasseter que apareceu na capa do Manual do Gerenciador de Sistemas Unix para BSD 4.2, e quatro anos após John também desenhou o conhecido BSD Daemon para a capa do livro Design e a Implementação do Sistema Operacional BSD4.3.

As versões 2.3 e 2.4 do OpenBSD usaram o Daemon com um Halo mas depois mudaram seu mascote para o Puffy.

Daemon também foi usado por uma vasta quantidade de variantes do BSD, como o FreeBSD, mas como na mesma, algumas mudaram seus mascotes julgando-o inapropriado.

Nos anos 90 da Walnut Creek chamou Daemon de Chuck (provavelmente por causa da marca de tênis usada pelo mascote, os donos dos direitos autorais não gostou e pronunciou: "o Daemon BSD tem muito orgulho do fato de não ter um nome, ele é apenas o BSD daemon. Se insiste em dá-lo um nome, chame-o de Beastie.".

Postado por Talysson | 16 de dezembro de 2009 | Categorias: , ,
Assine nosso RSS RSS/Feed: Receba automaticamente todas os posts do Blog on the Net!
Clique aqui para assinar nosso RSS. É totalmente gratuito !

Twitter Orkut Digg del.icio.us Stumbleupon Reddit Blinklist Blogmarks Spurl Yahoo Ouça esta postagem Bookmark and Share


Artigos relacionados:


Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras antes de comentar
Todos os comentários são moderados, e devem seguir as seguintes regras:

- O comentário tem que ter relação com o assunto do post.
- Para deixar a URL do seu blog no comentário, comente usando seu OpenID.
- Comentários contendo: ofensa, insultos, ameaças, ou preconceitos de qualquer tipo não serão aceitos.
- Não peça parcerias pelo formulário de comentário.
- Para contactar sobre algum assunto que não seja o do post, use o formulário de contato.
- Não use links desnecessários nos comentários.

Atenciosamente. Equipe Blog on the Net.

Free the web