Firefox - a raposa que não é uma raposa



Agora vamos ao terceiro do post da série Mascotes Tecnológicos, falaremos agora do Firefox.

O Firefox é um dos browsers mais usados hoje no mundo todo, mas poucos dão importância ao seu logotipo/mascote, que apesar de se chamar Firefox não é bem uma raposa.

Tudo começou quando Dave Hyatt e Blake Ross começaram o projeto inicialmente chamado de m/b (Mozilla Browser), e em 2002 foram lançadas as primeiras versões do programa com o nome de Phoenix (fênix, em inglês). Porém este nome não pode ser usado por muito tempo, por causa dos direitos autorais da BIOS Phoenix Technologies. Então o nome foi mudado para Firebird (pássaro de fogo, em inglês), mas este nome também não vigorou por muito tempo, pois houve confusão sobre o nome do software livre de base de dados também chamado Firebird.

Foi então que em 9 de fevereiro de 2004, o Mozilla Firebird se tornou Mozilla Firefox, que apesar deste nome, não é uma raposa. Segundo seu desenhista, Jon Hicks, a mascote e logotipo do Firefox é um animal originário do Himalaia conhecido como Panda-vermelho (Ailurus fulgens), que também é conhecido popularmente por raposa-de-fogo, que foi escolhido como logotipo por não ser muito chamativo. Sobre o logotipo Jon Hicks afirmou:

"Um Firefox é na verdade um atraente panda vermelho, porém ele realmente não traz à mente o imaginário correto. O único conceito, dos que fiz, com o qual me senti feliz foi este, inspirado pela visão de uma pintura japonesa de uma raposa".

Imagem de uma "verdadeira" Firefox:


Postado por Talysson | 17 de dezembro de 2009 | Categorias: , ,
Assine nosso RSS RSS/Feed: Receba automaticamente todas os posts do Blog on the Net!
Clique aqui para assinar nosso RSS. É totalmente gratuito !

Twitter Orkut Digg del.icio.us Stumbleupon Reddit Blinklist Blogmarks Spurl Yahoo Ouça esta postagem Bookmark and Share


Artigos relacionados:


Seja o primeiro a comentar!

Leia as regras antes de comentar
Todos os comentários são moderados, e devem seguir as seguintes regras:

- O comentário tem que ter relação com o assunto do post.
- Para deixar a URL do seu blog no comentário, comente usando seu OpenID.
- Comentários contendo: ofensa, insultos, ameaças, ou preconceitos de qualquer tipo não serão aceitos.
- Não peça parcerias pelo formulário de comentário.
- Para contactar sobre algum assunto que não seja o do post, use o formulário de contato.
- Não use links desnecessários nos comentários.

Atenciosamente. Equipe Blog on the Net.

Free the web