Como escolher um roteador


Quem é que gosta de usar notebook com cabos de rede? Eu que não, senão usaria um desktop, e a mobilidade oferecida pela notebook seria em vão!
Pensando nisso, foram inventados os roteadores, que atualmente são bastante comuns no nosso cotidiano. Apesar disso, muitas pessoas ainda tem dificuldades em saber qual o roteador ideal para o seu dia-a-dia e pensando nisso o |Blog on the Net| resolveu divulgar um artigo de um colunista da G1, Gabriel dos Anjos.

A seguir, estarão listados fatores que contribuem para a escolha do roteador:
Velocidade: A velocidade real não é descrita pelo fabricante, pois ela é dependente da distância entre a máquina e o roteador. Se o usuário desejar apenas o serviço básico, como navegação em redes sociais e acesso à e-mail e instant messenger, um roteador com padrão G (802.11g), com velocidade máxima teórica de 54 Mbps é o mais adequadro. Para aqueles que optam por assistir videos em streaming, jogos online, transferência de arquivos pesados e usar VoIP enquanto navega, o padrão N (802.11n), que permitem velocidades de até 300 Mbps é a escolha certa.

Aproveitando o 3G: O D-Link disponibiliza o modelo DI-412, que compartilha a conexão 3G do chip de dados através do roteador, com um preço sugerido de R$ 250,00. Existem outros modelos idênticos da Netgear e Linksys, como o MBR624GU e o WRP400, respectivamente, com o último com acesso a VoIP. Entretanto, não estão disponíveis no Brasil.

Segurança: A segurança sem dúvida é um dos fatores mais importantes de um roteador. Atualmente é muito comum usuários 'roubarem' a internet dos outros, porque estas se encontram desprotegidas. Para isso foram criados os protocolos de segurança, Recursos como firewall, controle de acesso, filtro de conteúdo e NAT. Nos protocolos, a WPA2 é a versão mais qualificada. Outra solução é o WPS, recurso que escolhe automaticamente a melhor encriptação e ainda gera o nome da rede (SSID) com senhas aleatórias.



Antena e Potência: Um fator importante, principalmente para aqueles que querem acessar a longas distâncias, em que o sinal precisa atravessar paredes. A combinação entre a potência em que o sinal é transmitido e o ganho da antena significam na prática o tamanho da cobertura que a rede atingirá, com sinal forte e estável.

Capacidade e Expansão: Há roteadores que permitem que as antenas sejam substituídas por antenas de maior alcance ou sejam acoplados a elas amplificadores de sinal. Para isso, deve-se atentar às normas impostas pela Anatel, que podem ser acessadas clicando aqui.



Preço e Distribuição: Estes aparelhos são encontrados na maioria de lojas de varejo do mercado e em sites de vendas. Possuem um valor que varia de RS 150,00 a R$ 350,00.


Postado por Feeellipe...!™ | 13 de novembro de 2010 | Categorias: ,
Assine nosso RSS RSS/Feed: Receba automaticamente todas os posts do Blog on the Net!
Clique aqui para assinar nosso RSS. É totalmente gratuito !

Twitter Orkut Digg del.icio.us Stumbleupon Reddit Blinklist Blogmarks Spurl Yahoo Ouça esta postagem Bookmark and Share


Artigos relacionados:


1 comentário

Fabio Gilarde

Estou pesquisando na internet e sou leigo no assunto, e me surgiu algumas dúvidas, eu achei o modelo DIR-600 neste site:

http://www.lojasmm.com/ch/cat/8/Informatica.aspx

Gostaria de saber se vale a pena e/ou sugestões, do que seria melhor.
Ele me parece ser bem básico, mas acredito que atenderia o que preciso, é apenas para uso doméstico.

Abraço

Postar um comentário

Leia as regras antes de comentar
Todos os comentários são moderados, e devem seguir as seguintes regras:

- O comentário tem que ter relação com o assunto do post.
- Para deixar a URL do seu blog no comentário, comente usando seu OpenID.
- Comentários contendo: ofensa, insultos, ameaças, ou preconceitos de qualquer tipo não serão aceitos.
- Não peça parcerias pelo formulário de comentário.
- Para contactar sobre algum assunto que não seja o do post, use o formulário de contato.
- Não use links desnecessários nos comentários.

Atenciosamente. Equipe Blog on the Net.

Free the web