Pensando nisso, foram inventados os roteadores, que atualmente são bastante comuns no nosso cotidiano. Apesar disso, muitas pessoas ainda tem dificuldades em saber qual o roteador ideal para o seu dia-a-dia e pensando nisso o |Blog on the Net| resolveu divulgar um artigo de um colunista da G1, Gabriel dos Anjos.
A seguir, estarão listados fatores que contribuem para a escolha do roteador:
Velocidade: A velocidade real não é descrita pelo fabricante, pois ela é dependente da distância entre a máquina e o roteador. Se o usuário desejar apenas o serviço básico, como navegação em redes sociais e acesso à e-mail e instant messenger, um roteador com padrão G (802.11g), com velocidade máxima teórica de 54 Mbps é o mais adequadro. Para aqueles que optam por assistir videos em streaming, jogos online, transferência de arquivos pesados e usar VoIP enquanto navega, o padrão N (802.11n), que permitem velocidades de até 300 Mbps é a escolha certa.
Aproveitando o 3G: O D-Link disponibiliza o modelo DI-412, que compartilha a conexão 3G do chip de dados através do roteador, com um preço sugerido de R$ 250,00. Existem outros modelos idênticos da Netgear e Linksys, como o MBR624GU e o WRP400, respectivamente, com o último com acesso a VoIP. Entretanto, não estão disponíveis no Brasil.
Segurança: A segurança sem dúvida é um dos fatores mais importantes de um roteador. Atualmente é muito comum usuários 'roubarem' a internet dos outros, porque estas se encontram desprotegidas. Para isso foram criados os protocolos de segurança, Recursos como firewall, controle de acesso, filtro de conteúdo e NAT. Nos protocolos, a WPA2 é a versão mais qualificada. Outra solução é o WPS, recurso que escolhe automaticamente a melhor encriptação e ainda gera o nome da rede (SSID) com senhas aleatórias.
Antena e Potência: Um fator importante, principalmente para aqueles que querem acessar a longas distâncias, em que o sinal precisa atravessar paredes. A combinação entre a potência em que o sinal é transmitido e o ganho da antena significam na prática o tamanho da cobertura que a rede atingirá, com sinal forte e estável.
Capacidade e Expansão: Há roteadores que permitem que as antenas sejam substituídas por antenas de maior alcance ou sejam acoplados a elas amplificadores de sinal. Para isso, deve-se atentar às normas impostas pela Anatel, que podem ser acessadas clicando aqui.
Preço e Distribuição: Estes aparelhos são encontrados na maioria de lojas de varejo do mercado e em sites de vendas. Possuem um valor que varia de RS 150,00 a R$ 350,00.
Estou pesquisando na internet e sou leigo no assunto, e me surgiu algumas dúvidas, eu achei o modelo DIR-600 neste site:
http://www.lojasmm.com/ch/cat/8/Informatica.aspx
Gostaria de saber se vale a pena e/ou sugestões, do que seria melhor.
Ele me parece ser bem básico, mas acredito que atenderia o que preciso, é apenas para uso doméstico.
Abraço
Postar um comentário
Leia as regras antes de comentar
Todos os comentários são moderados, e devem seguir as seguintes regras:
- O comentário tem que ter relação com o assunto do post.
- Para deixar a URL do seu blog no comentário, comente usando seu OpenID.
- Comentários contendo: ofensa, insultos, ameaças, ou preconceitos de qualquer tipo não serão aceitos.
- Não peça parcerias pelo formulário de comentário.
- Para contactar sobre algum assunto que não seja o do post, use o formulário de contato.
- Não use links desnecessários nos comentários.
Atenciosamente. Equipe Blog on the Net.